sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tecnologia Digital na Educação Infantil

As tecnologias digitais, como computadores, as câmeras, o vídeo e, principalmente, os diferentes recursos disponíveis na web 2, como jogos, álbuns de fotografia e youtube - passaram a ser parte do cotidiano das crianças e, com isso, a questão mais comum tem sido como podem ser utilizadas do ponto de vista educacional. Limitar ou proibir o acesso das crianças a essas tecnologias é como limitar ou banir o uso de brinquedos ou de relações com outros amigos. A escola por sua vez não pode isolar as crianças do mundo em que vivem.
Somente uma parcela muito pequena das nossas crianças têm acesso às tecnologias e as empregam como parte do seu cotidiano. Através da interação e da comunicação, a criança pode criar situações concretas e imaginárias que contribuem para a construção de elementos do contexto cultural. Para as crianças que têm acesso às tecnologias digitais, a cultura consiste nao só nos jogos e nas brincadeiras tradicionais, mas também nos que utilizam os recursos tecnológicos.
A capacidade de uso dessas tecnologias passa a estar intimamente relacionada com determinadas competências que devem ser desenvolvidas pelas pessoas. As tecnologias digitais apresentam diversas facilidades que permitem as pessoas serem autoras, produtoras e disseminadoras de conhecimento.
A criança em contato com essas facilidade tecnológicas tem a chance de desenvolver essas competências e habilidades como parte do seu desenvolvimento integral. Não é necessário aprender a ler e escrever mediante o uso de lápis e papel para depois ter acesso a outros tipos de letramento. Se o desenvolvimento dessas competências e habilidades é importante para a vida no mundo que incorpora as tecnologias digitais, nada mais sensato do que iniciar esse processo de aprendizagem durante a educação infantil. o uso de computadores na educação infantil possibilita mostrar que essa atividade contibui para o desenvolvimento da auto-estima, dando a elas a sensação de independência e empoderamento, fundamentais na construção de um autoconceito positivo.
No entanto, fica cada vez mais claro que inclusão digital representa muito mais do que acesso à tecnologia.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nós graduandos do curso de pedagogia licenciatura noturno 2008/2, estamos antenados nos seminários que estão sendo realizados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de Sergipe, de 19 a 25 de outubro, com a participação do Secretário de Educação de Sergipe, do representante da Associação Nacional de História (ANPUH), contando também, com a presença da Drª Eva Maria- diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, além de Ângela Maria de Souza- diretora do Parque Tecnológico.
Entre as várias palestras realizadas, podemos destacar a do secretário de educação sobre o avanço da ciência no estado, destacando a SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fundada em 1948. Cujo os sócios são pesquisadores, docentes, colaboradores e amigos da ciência.
Graduandos: Givaldo Santos, Jamile de Oliveira, Juliana Santos, Luciana Alves e Naiane Libório