quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A CRIANÇA E O ACESSO À TECNOLOGIA DIGITAL

O aspecto cognitivo aqui discutido com o desenvolvimento de certas competências e habilidades específicas do mundo digital. Na literatura, diversos estudos demonstram que as tecnologias digitais permitem uma expansão de comunicação e da expressão, criando novas alternativas para a leitura e a escrita sequencial, que é usualmente feita usando o lápis e o papel. Alguns autores entendem que as facilidades de manipulação de texto e imagens passam a alterar a maneira como as linguagens verbal e visual são produzidas e como elas são usadas e processadas.
È necessário que as pessoassaibam realmente explorar os recursos tecnológicos de maneira efetiva. Essas tecnologias estão ficando cada vez mais sofisticadas, e o seu uso na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos requer muito mais do que simplesmente saber clicar ou apertar uma tecla.
A integração desses recursos com as atividades de sala de aula não é fácil. Educadores e pesquisadores que têm adotado uma visão construcionista da utilização das tecnologias digitais têm proposto a criação de ambientes de aprendizagem baseado em uma "mistura de meios", onde os alunos combinam tecnologias mais sofisticadas e as tradicionais para o desenvolvimento de projetos.

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