quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A INCLUSÃO DE COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Com o decorrer dos anos, observamos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. O uso dos computadores está presente no nosso cotidiano, ou seja, estão presentes nos supermercados, restaurantes, nas lojas, indústrias, mas infelismente não estão presente nas escolas. Os alunos necessitam dessa ferramenta, que é de grande valia para sua formação educacional, porque vemos a precisão de acompanhar essas evoluções, uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso do indivíduo na sociedade.
As novas tecnologias surgiram para expandir e integrar o conhecimento de forma rápida e acessível a todos. Por isso devemos incluir, o computador em todas as aulas para que todos os alunos tenham acesso a essa ferramenta que possibilita a busca de novos conhecimentos. O educador precisa tornar o computador uma parte do ambiente natural da criança, é preciso que se crie novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno.
A internet tem colaborado fortemente para transformações nas áreas educacionais, como na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula, ou com estratégias de divulgar a informação.
O computador utilizado na educação infantil, é utilizado para brincar e aprender, além de fazer a criança pensar. Quando a criança usa um software, adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, construindo seu próprio conhecimento.

2 comentários:

  1. É de suma importância que todo profissional, que esteja envolvido com a educação infantil, comprometa-se em acompanhar a evolução dos mecanismos educativos ao longo dos anos. Isso é plenamente necessário para que se consiga obter uma perfeita interação deste novo Ser com um mundo que muda a todo momento! Adorei o blog!! Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. A informatica e as novas tecnologias são necessarias à pratica educativa porque as novas gerações já nascem tendo acesso a essas novas tecnologias,mas é de suma importância também que esse processo seja lenta e gradualmente introduzido para que não se perca a ingenuidade da infancia e não se force o desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir