sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Uso de Tecnologias Assistivas no Processo Educacional de Pessoas com Deficiência

Tecnologia Assistiva
"Tecnologia Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o processo artesanal de recursos e serviços que contribuem oara proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente promover vida independente e inclusão (MEC, 2006, p.18)
Comunicação Alternativa
O Termo Comunicação Alternativa e Ampliada é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, línguas de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada (glennen,1997).
SOFTWARE
Motrix - software que permite que pessoas com deficiências motoras graves possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação.
http://inervox.nce.ufrj.br/motrix
Microfenix - facilita o uso de computadores por pessoas com deficiência física grave como os tetraplégicos, pessoas com distrofias muscular entre outras patologias que apresentam limitações que impossibilitam o uso dos membros superiores ativamente.
http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/

Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade - tem 12 software, utilitários e vários tipos de cadeiras de rodas, normas e legislações, anais do 1º Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da pessoa com deficiência. Exemplo:
Software:Plaphoons e Cobpaint.
http://www2.uepa.br/nedeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário